A “janela anabólica” tem sido mencionada como se fosse um período “mágico” de 45 min – 1h pós treino na qual você TEM que se alimentar o mais rápido possível ou o seu treino não valeu de nada e você não terá ganhos.
E isso é de fato comprovado?
Enquanto sim, a degradação de proteína muscular aumenta depois do treino, esse período é breve e pesquisas refutam a alegação de uma janela anabólica pós-treino curta para maximizar a resposta muscular e, em vez disso, suportam a teoria de que o intervalo para a ingestão de proteínas pode ser tão amplo quanto várias horas ou talvez mais após uma sessão de treinamento, dependendo de quando – a refeição de treino foi consumida.
Então, essa não necessidade de já agarrar uma coqueteleira de agua com whey e maltodextrina ainda na academia, se dá pelo fato de que a proteína consumida no pré ou no pós treino têm adaptações musculares semelhantes, o que faz da sua refeição pré treino suficiente para a síntese proteica (se sólida, a exceção do jejum já foi mencionada).
Portanto a escolha deve ser feita com base em fatores individuais (isto é, preferência, tolerância, conveniência e disponibilidade), e não em “broscience” que dispensa o uso de evidências e comprovação de fato. Se deseja consumir proteína imediatamente antes ou após o treino, a diferença é ínfima, e todo o contexto maior do plano alimentar é mais relevante.